Faça Suas Metas Valerem a Pena no Ano Novo

janeiro 3rd, 2014 by J Menezes

Eu digo com frequência que a maior razão para estabelecer metas é o que elas fazem com você para que você as alcance.

No que você se transforma sempre terá muito mais valor do que o que você ganha. É por isso que as metas são tão poderosas. Elas são parte do tecido que forma nossas vidas. E é no estabelecimento de metas que criamos nossos objetivos.

Estabelecer metas é poderoso, em parte porque fornece foco. Elas formam nossos sonhos. Nos dão a habilidade de executar as ações exatas que precisamos para atingir tudo que desejamos na vida. Metas são ótimas por que nos fazem esticar e crescer em formas que nunca fizemos antes. Para atingir nossas metas precisamos nos tornar melhores. Precisamos crescer e mudar.

Além disso, metas fornecem uma visão de longo prazo em nossas vidas. Todos nós precisamos de poderosas metas de longo prazo para nos ajudar a ultrapassar obstáculos de curto prazo. A vida é projetada de tal forma que nós olhamos para o longo prazo e vivemos o curto prazo. Nós sonhamos com o futuro e vivemos o presente. Infelizmente, o presente pode produzir muitos obstáculos difíceis. Mas, felizmente, quanto mais poderosas nossas metas (porque elas são inspiradoras e críveis), mais teremos a capacidade de agir no curto prazo e garantir que esses desafios serão superados.

Então vamos dar uma olhada mais de perto no tópico de estabelecimento de metas e ver como podemos torna-lo forte e prático. Quais são os aspectos chave para aprender e lembrar quando estudamos e escrevemos nossas metas?

1. Avaliação e Reflexão.

A única forma que podemos  decidir o que queremos no futuro e como vamos chegar lá é, primeiro, saber onde estamos agora e que nível de satisfação existe no momento atual de nossa vida. Então,  dedique algum tempo para pensar e escrever sua situação atual e então pergunte-se: está ok?

O propósito da avaliação é duplo. Primeiro ela te dá uma forma objetiva de olhar para suas conquistas e visualizar o que tem em sua vida. Em segundo, ela te mostra onde você está para que possa determinar onde precisa ir. Ela te dá a base na qual irá trabalhar.

2. Quais são suas Metas e Sonhos?

Esses são os sonhos e metas que nasceram de seu próprio coração e mente. Essas são as metas únicas para você e vêm de onde você foi criado para ser e destinado a se tornar. Então, em segundo lugar, liste todas as coisas que deseja do futuro.

Uma das coisas mais incríveis que nos foi dada como humanos é ter sonhos de uma vida melhor e a habilidade de estabelecer metas para transformar estes sonhos em realidade. Pense nisso: Nós podemos olhar profundamente em nossos corações e sonhar com uma situação melhor para nós mesmos e nossas famílias. Sonhar com uma vida financeira melhor, com uma vida emocional ou física melhor e, claro, com uma vida espiritual melhor. Mas o que faz isso ainda mais poderoso é que também nos foi dada a habilidade de não somente sonhar, mas perseguir esse sonho. E não somente isso, mas a habilidade cognitiva de estabelecer um plano e estratégias (estabelecer metas) para atingir esses sonhos. Isto é Poderoso!

Quais são seus sonhos e metas? Não é o que você já fez ou tem. É o que você quer. Você já sentou e realmente pensou sobre seus valores de vida e decidiu o que realmente quer? Você já tirou um tempo para realmente refletir, escutar quietamente seu coração, ver quais sonhos vivem dentro de você? Seus sonhos estão lá. Todos os têm. Eles podem viver direto na superfície ou podem estar enterrados embaixo de anos de pessoas dizendo que você era um tolo por tê-los. Mas eles estão lá.

3. Metas S.M.A.R.T significam Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Realistas e Temporizadas.

Eu realmente gosto desse acrônimo, SMART, porque nós devemos ser espertos (smart, em inglês) quando estabelecemos nossas metas. Nós queremos decidir de forma inteligente o que nossas metas serão para que possamos realmente alcança-las. Nós queremos estabelecer metas que nosso coração conceba, nossas mentes acreditem e nossos corpos possam nos ajudar a concretizar. Vamos dar uma olhada mais de perto nos componentes das metas SMART:

Específicas: Não se brinca com Metas. Não podem ser vagas. Metas ambíguas produzem resultados ambíguos. Metas incompletas produzem futuros incompletos.

Mensuráveis: Sempre estabeleça metas mensuráveis. Eu diria especificamente mensuráveis para levar em conta nosso princípio de serem específicas também.

Atingíveis: Uma das coisas ruins que as pessoas fazem, apesar de fazerem com boas intenções, é estabelecer metas tão altas que são inalcançáveis.

Realistas: A raiz da palavra realista é a palavra “Real”. Uma meta deve ser algo que pode ser realidade em nossa vida.

Temporizadas: Toda meta deve ter um prazo anexado a ela. Eu acredito que a vida é muito mais produtiva se tiver prazos conectados a ela. Você poderia imaginar quanta procrastinação teria na Terra se as pessoas nunca morressem? Sempre poderíamos adiar. Um dos poderosos aspectos de uma boa meta é que ela tem um fim, um período para alcançá-la.

4. Declare e Comprometa-se (um contrato seu com outra pessoa).

Quando alguém sabe de suas metas, eles fazem você se comprometer pois você acaba tendo que “dar satisfação” de seu estado na conclusão de sua meta. Se uma meta é estabelecida e somente uma pessoa sabe, ela tem mesmo poder? Muitas vezes não. No mínimo, não é tão poderosa quanto se uma ou mais pessoas souberem para você se comprometer com a meta. Quando você coloca essas 4 peças juntas, você está se colocando na posição de poder que irá catapulta-lo no rumo de suas metas.

Comentários

Comentar

;
;