Saiba o Tipo de Mentor que Você Precisa

setembro 20th, 2013 by J Menezes

Mentores podem ajudá-lo a avançar no trabalho e na vida. Mas não espere alguém para levá-lo debaixo de sua asa. Procure pessoas que podem ajudá-lo. O primeiro passo é descobrir qual tipo de mentor melhor atende às suas necessidades:

O Mentor/Coach. Alguém mais experiente que esteja disposto a orientar e acompanhar seu desenvolvimento pessoal e profissional.

(Na Herbalife um Mentor/Coach é um Líder Tabulador de sua Linha ascendente que esteja disposto a direcioná-lo e acompanha-lo em seu empenho, foco e ações efetivas na direção da conquista das metas pré-estabelecidas).

O Co-Mentor. Pode ser qualquer um – um colega, um amigo – que precisa de você tanto quanto você precisa dele. Encontrar um co-mentor é o ideal, quando você quer aprender uma habilidade específica e tem um em troca para ensinar.

(Na Herbalife o Co-Mentor seria um Líder de um nível mais elevado que o seu dentro da organização com quem você possa trocar ideias)

O Mentor Remoto. Este é alguém fora da sua organização que pode oferecer consultoria objetiva. Você pode precisar de um mentor remoto se você estiver procurando por uma nova perspectiva e se já esgotou os recursos mais próximos.

(Na Herbalife o Mentor Remoto seria um Líder Tabulador de outra organização com quem você possa trocar ideias)

DEFINA METAS ANTES DE SE REUNIR COM SEU MENTOR

Saber o que você quer de um relacionamento de “mentoring” é crítico. Antes de se sentar com o seu mentor pela primeira vez, decida o que você espera aprender. Pergunte a si mesmo o que você quer no trabalho e na vida. O que iria ajudá-lo a chegar lá? Identifique seus pontos fortes. Então, honestamente examine os obstáculos, desafios, ou fraquezas que estão retardando seu desenvolvimento. Depois disso, você estará pronto para articular suas metas e compartilhá-las com o seu mentor. Estabeleça não mais do que cinco objetivos, para não desvirtuar do que seu mentor tem para oferecer.

Ouça o seu mentor, mostre humildade, e deixe claro que você levou o conselho a sério. Quando você receber feedback, não responda com “Sim, eu já sabia disso.” Reafirme o conselho com suas próprias palavras para se certificar de que você entendeu direito, e faça perguntas para esclarecer. Mentores, muitas vezes, vão testá-lo para ver como você responde aos comentários, e quanto melhor você souber recebê-los, mais você vai conseguir.

Adaptado do “Guia para ter o mentor que você precisa” da Harvard Business Review por David Menezes

 


Comentários

Comentar

;
;