Como Comer Menos Sem Notar

abril 9th, 2013 by J Menezes

Neste artigo vamos dar uma olhada nas formas para começar a comer menos sem deixar sua barriga roncando.

Começamos com pequenos ajustes na hora de comprar comida. No último texto sugeri algumas formas para fazer mudanças, em como preparar os alimentos para economizar calorias e fazer os alimentos mais saudáveis. Você já pode até estar colhendo alguns benefícios se iniciou com essas mudanças. Pode até achar que não há mais nada a fazer. Talvez você não tenha pensado muito a respeito, mas um ajuste fino na forma como seus alimentos são servidos pode afetar sua ingestão também.

Quando você investe tempo para comprar e cozinhar com esperteza, é fácil assumir que o quanto come não importa muito. Mas eu vejo tantas pessoas na minha prática que comem muito, muito bem, só comem demais. Então controlar suas porções importa bastante, mesmo quando seu prato está lotado de alimentos saudáveis se você está tentando manter o controle de calorias.

A ideia de que seus olhos são maiores que a barriga realmente se aplica aqui. Quando você carrega seu prato, você está se valendo no que você vê para determinar sua porção… e isso normalmente é mais do que o que come. E nós somos programados para comer tudo o que colocamos no prato. Essa é sua porção. E a única forma de saber que terminou é quando finaliza o prato.

Minhas ideias para ajudar você a comer menos:

Desde que a quantidade de comida que você está acostumado a comer é determinada, usualmente, por quanto de comida está em seu prato, faz sentido observar como seu alimento é servido, porque isso influencia muito o quanto você come.

– Tamanho do recipiente onde a comida é servida: Sirva-se de qualquer coisa, de sopa a salada, de um recipiente grande e você irá colocar mais do que pensa em sua porção quando comparamos com um recipiente menor. E a diferença não é pequena. Você se servirá 45% mais se o recipiente tiver o dobro da capacidade!

– Tamanho dos talheres: você se servirá mais com uma colher grande do que com uma pequena. Então preste atenção ao quanto coloca no prato. “Semente duas colheres” de qualquer coisa pode somar muito rápido se a colher for do tamanho de uma pá.

– Tamanho do prato: quando você usa um prato menor, ele parece ter mais comida. Isso significa que seus olhos estarão dizendo que esse prato de comida preencherá mais. Então, se você está tentando cortar calorias cortando o tamanho das porções, diminua o tamanho do prato também.

– Altura e diâmetro dos copos: se você está tentando cortar as calorias dos líquidos, considere o tamanho e forma dos copos que usa. Copos altos mas magros parecem conter mais do que os pequenos e gordos. Isso engana seus olhos que acham que seu estômago vai receber mais.

– Coloque a comida no prato na cozinha e não na mesa: servir a comida no estilo família torna mais fácil cada um se servir… E por isso mesmo não é uma boa ideia se você estiver tentando controlar as porções. Ao se servir na mesa, fica mais fácil colocar uma colher a mais. Em vez disso, coloque a comida no prato na cozinha. Tenha certeza de que os pratos que forem a mesa sejam apenas de verduras e saladas.

– Cor dos pratos: eu não estou sugerindo que você saia e compre novos pratos, mas tenha em mente que a cor do prato pode afetar sua habilidade de visualizar o quanto está comendo. Quando existe um grande contraste  entre a cor do prato e a da comida (imagine um pedaço de bolo de chocolate em um prato branco), é mais fácil de visualizar as porções o que torna a visualização da quantidade da porção ainda mais fácil.

– Finalmente, você deverá comer menos se pensar sobre os alimentos que come primeiro: eu já escrevi sobre como as pessoas tendem a comer os alimentos mais calóricos primeiro. Esse é um conceito interessante para se pensar. Quando você está com fome e se serve, colocará alimentos mais calóricos primeiro e os comerá primeiro. Isso significa que irá se encher desses alimentos com muitas calorias primeiro. Se isso se parece com você, tente comer saladas e verduras primeiro. Dessa forma você ficará satisfeito com os itens menos calóricos e deixa menos espaço para as comidas mais pesadas.

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