Por que Ambição é Mais importante que Talento?

abril 1st, 2013 by J Menezes

Uma das mensagens mais inspiradoras na história do cinema tinha que ser “minha ambição excede longe os meus talentos”, dito pela personagem de Johnny Depp, George Chung. Ambição é a mais importante ferramenta para alcançar o sucesso, ultrapassando ambos, talento e recursos financeiros.

Uma atitude ambiciosa pode levar qualquer pessoa ao triunfo e à satisfação, independente do que se coloca à sua frente. Ter a vontade, o sonho e a coragem de estar no topo do mundo, vai levá-lo bem mais além na vida que qualquer habilidade que você possa ter.Ter talentos não significa nada se você não tem a ambição por trás para impulsioná-lo a agir a qualquer hora do dia. Você sabe quantas pessoas estão lá fora desperdiçando suas habilidades e seu potencial?

Muitos mais que aqueles que têm talento e são verdadeiramente bem sucedidos. A maioria das pessoas que conquistou status de elite e recompensas foram aqueles ousados que tiveram a ambição para provar que o mundo estava errado, em vez de aceitar que estava certo e simplesmente ser um Zé ninguém.

Aqueles que são encorajados pela ambição de trabalhar arduamente e fazer sacrifícios necessários para ter a vida que sonharam irão quase sempre se destacar no topo. Eles admiram a pessoa determinada e comprometida que estão se tornando e o sentimento que o seu trabalho lhes proporciona, de maneira que não encontram nenhuma razão para desistir ou deixar de acreditar neles mesmos. Ambição diferencia o homem que anda de metrô do homem que voa em jatinho particular.

A humanidade não teria se transformado em civilização não fora a nossa ambição natural de sobreviver de forma triunfante. A ambição consiste no que nos dá um objetivo na vida e permite que nós lutemos por aquilo em que acreditamos.  A sociedade olha para a ambição como uma coisa má porque muitos confundem esta característica com ganância ou medição de força, mas este não é o caso em absoluto.  É somente o desejo de evitar a mediocridade. A razão pela qual as pessoas odeiam a ganância e o poder é porque eles temem demais ver até onde a sua própria ambição pode levá-los.

As pessoas ambiciosas entendem que não há atalhos e que é somente pela sua persistência que eles conseguirão o que querem. Eles põem tudo na trilha (foco), sem ignorar nenhum detalhe, porque eles sabem que isto é o que eles devem usar para assegurar-se que a maior parte do seu tempo é dedicado a aproximar-se cada vez mais de seu sonho.

”Nada pode parar o homem com a atitude mental correta de realizar o seu objetivo; nada no mundo pode ajudar o homem com a atitude mental incorreta.” – Thomas Jefferson

A sua ambição e você

Falando de forma lógica, você tem de estabelecer os seus objetivos antes de seguir em frente para realizá-los. Imagine a sua vida como uma corrida, e que a vitória é equivalente à conquistar êxito. Se no ponto de partida você não tiver a mentalidade para ganhar a corrida, é óbvio que você não dará o seu melhor e desanimará quando tudo parecer quase perdido. Compare isto a alguém que é ambicioso e tem um motivo forte para ganhar. As suas possibilidades de vitória são bem maiores simplesmente porque ele fará qualquer coisa para ultrapassar os seus próprios limites, nunca parando e sempre pensando em formas diferentes de ganhar.

A ambição é o que leva ao êxito no seu respectivo segmento, mas o sucesso não reside na forma você vai gastar seu dinheiro ou quanto você pensa investir em comemorações uma vez que você o alcança. O sucesso é encontrado em uma vida bem vivida, não apenas sonhada, aquela que é propelida pela ação, não por um desejo de atuar, uma vida preenchida de medos enfrentados, limites superados, e relações cultivadas. Uma vida próspera é aquela cheia de experiência e ação, e não apenas de desejos.

Você e a sua ambição têm de estar um com o outro. Vocês devem entender um ao outro e estarem na mesma página para que vocês possam lutar a batalha em conjunto e não divididos em direções separadas. A sua ambição exige muito de você, mais do que você alguma vez imaginou, então esteja preparado para ela o coloque numa melhor posição para ser bem sucedido.

A sua ambição quer que você dedique a sua vida a trabalhar muito, aperfeiçoando o seu ofício, noites sem dormir e sacrifícios para conquistar a vida que você deseja alcançar. Um bom amigo meu uma vez abandonou o sexo durante um ano e meio porque ele não queria nenhuma distração. Outro amigo deixou de beber durante um ano inteiro porque ele esteva no meio da criação do seu negócio. Eles fizeram isto porque a sua ambição foi mais forte do que a sua necessidade de se divertir.

Sua ambição e o seu futuro?

Nos próximos 10 anos, o que você está disposto a renunciar para conquistar o seu futuro extraordinário? Quantas horas por dia, quantos dias por semana,  quantos férias não aproveitadas e quantas festas perdidas você está disposto a renunciar? Onde você se vê? Depois que você responder à estas perguntas, lembre-se das suas respostas e escreva-as. A relação de sua ambição com esses propósitos determinará o seu futuro. O simples pensamento de ser rico não o colocará lá. Contudo, o simples pensamento de trabalhar mais arduamente e com mais inteligência do que qualquer um que você conhece, o fará.

Viva na sua ambição hoje

Para realizar os seus objetivos de longo prazo você deve querer ser próspero tanto quanto você quer respirar. A última coisa que você vai querer ser agora mesmo é preguiçoso. Sua ambição somente o levará até onde você fizer mudanças na sua vida a cada dia.

Haverá altos e baixos, mas este é o proposito  para o qual você se contratou alinhando-se com a sua ambição. Dentro da jornada estão as lições, o desenvolvimento pessoal, o sofrimento, o divertimento e o crescimento; a razão pela qual veremos esta luta, este desafio, e as batalhas como uma bênção.

Abrace a sua paixão. Siga o seu sonho. Deixe a sua ambição abastecê-lo para ser o seu melhor. Prove que o mundo está errado. Jamais concorde com a mediocridade. Saia da multidão. Faça parte da elite. “Ambição, eu acredito, é o mais primitivo e sagrado fundamento do nosso ser. Sentir ambição e atuar sobre ela é abraçar a chamada singular de nossa alma. Não atuar sobre essa ambição é virar as costas para nós mesmos e a razão da nossa existência.”

Steven Pressfield.

 

(Traduzido por Rosângela Guerra e Revisado por David Menezes)

 

Comentários

Comentar

;
;