Planejando o seu Ano de 2013

março 24th, 2013 por J Menezes

20130324-102632.jpg

Nunca existiu melhor momento na história da humanidade para se estar vivo do que hoje.
Há mais oportunidades para você concretizar mais coisas, nos mais diferentes campos, nas mais diferentes atividades, do que jamais houve. Decida hoje fazer de 2013 o melhor ano de sua vida. Decida hoje riscar seu passado e focar claramente no seu futuro.
Decida hoje que você traçará metas, estabelecerá planos, agirá e concretizará mais neste ano do que talvez você jamais tenha concretizado em qualquer ano de sua vida.
Uma das melhores regras para o sucesso é: “Não importa de onde você veio; tudo o que importa é para onde você irá”. Não importa o que você fez ou realizou no passado, “ aquilo foi antes, isto é agora”.
Os melhores dias, semanas, meses e anos de sua vida estão à sua frente. As conquistas mais excitantes e as melhores consequências ainda estão por vir. Como Shakespeare disse, “O passado é um mero prelúdio”.
Todos tem metas. Mas algumas pessoas parecem atingir suas metas mais frequentemente e com mais segurança do que outras. Por que isto? A resposta é simples. Pessoas que atingem suas metas num índice mais alto do que a maioria, são pessoas que utilizam um método sistemático e comprovado para o estabelecimento e alcance de metas.

Foco e Concentração
Provavelmente as duas qualidades mais importantes para o sucesso são o foco e a concentração. Foco significa conhecer exatamente o que você quer e concentração significa ter a disciplina para se concentrar única e exclusivamente em uma coisa, a coisa mais importante, até que esteja concluída. Não há limites para o seu futuro se você focar e concentrar cada hora de cada dia.

Pensamento “Back from the Future”
O ponto de partida para o estabelecimento de metas para o ano que se inicia é você projetar o futuro. Praticar o que chamamos de pensar “Back from the Future” (Projeção futura). Projetar além dos próximos 12 meses e perguntar-se , “se tudo acontecesse perfeitamente, com o que isso se pareceria?”
A qualidade do homem e da mulher que se tornam líderes em suas próprias vidas e sociedades, através de toda a história, é a visão. Eles tem a habilidade de visualizar. Eles podem ver o futuro antes de se tornar realidade. Então eles podem ver os passos que precisarão dar para ir de onde estão até onde querem chegar.
Então se os seus próximos 12 meses fossem ideais, em todos os aspectos, o que aconteceria ou o que poderia acontecer, no final deste período de 12 meses?
Você precisa definir metas multidimensionais. Você precisa definir metas para cada setor de sua vida para que assim você funcione como uma máquina bem lubrificada, como uma engrenagem que gira macio em todos os aspectos. Você precisa de metas para sua saúde, carreira, finanças, relacionamento, desenvolvimento pessoal e profissional, social e espiritual.
Nada acontece por acaso. Tudo acontece por uma razão. E você é a “principal força criativa” de sua própria vida. As coisas estão acontecendo em sua vida porque você as fez acontecer, não porque você ficou sentado esperando que as coisas acontecessem.

Método 7 passos para Definição de Metas
Aqui está o modelo dos sete passos para traçar metas. Você pode usar isso para acelerar a realização de qualquer objetivo que você possa imaginar para si próprio.

1º Passo
O Primeiro passo é você decidir exatamente o que você quer.
Isto automaticamente promove você para um grupo seleto de pessoas, porque a maioria não tem a menor ideia de o que realmente quer.
Clareza é a mais importante qualidade para o planejamento de metas e provavelmente a mais importante para o sucesso. Decida exatamente o que você quer em cada área da sua vida. Ao contrário de metas vagas como: mais dinheiro, melhor saúde e mais felicidade. Seja específico a respeito de quanto mais dinheiro você quer ganhar em qual período de tempo específico e junte isto com qual nível exato de saúde e boa forma você deseja.
A maioria das pessoas está inconscientemente preocupadas com o medo de fracassar. Este é o maior obstáculo para o sucesso na vida adulta. E o medo de fracassar pode interferir inconscientemente em você, impedindo-o de traçar metas específicas. Porquê? Bem, se você não definir suas metas de forma clara, específica, você não terá como alcançar seu objetivo. Então seu subconsciente está na verdade lhe protegendo do fracasso.

2º Passo
Escreva suas metas em um papel.
Apenas 3% dos americanos vivos escreveram suas metas. Todo mundo pensa em escrever suas metas e planejam escrevê-las. Mas nunca executam. A maioria gasta mais tempo fazendo lista de compras de supermercado antes de ir às compras ou planejando suas férias do que planejando suas próprias vidas. Mas novamente, isto não é para você. O sucesso começa com um pedaço de papel, uma caneta e alguns minutos de seu tempo. Uma das mais importantes chaves do sucesso é “pensamento no papel” ( escrever no papel).
Todas as pessoas de sucesso “pensam no papel”. E aqui estão dois pontos importantes. Se você não consegue escrever suas metas com clareza e especificidade, então significa que você não está convicto. Talvez você nem mesmo queira. O que é pior, é que talvez você tenha medo de não conseguir. No entanto, uma meta escrita é apenas uma fantasia ou um desejo vago. Uma meta que é claramente escrita e descrita em um papel cria um poder próprio, isto agora é algo concreto que você pode tocar, sentir e trabalhar para isto.
O Segundo princípio é que algo milagroso acontece entre sua cabeça e sua mão. Quando você realmente escreve uma meta, é como se você estivesse programando seu subconsciente e ativando uma série de poderes mentais que irão permitir que você realize mais do que você jamais imaginou. Escrevendo você intensifica seu desejo pela meta e fortalece sua crença de que é possível alcançá-la.
Você começa a esperar atingir a meta e a atrair pessoas e circunstâncias para sua vida que são consistentes para a concretização dela. Escrever sua meta é uma das mais maravilhosas de todas as habilidades e a chave para seu sucesso.

3º Passo
O terceiro passo é você definir uma prazo limite.
Se for uma meta grande, estabeleça uma seria de prazos parciais. Um prazo limite (deadline) age como um sistema que força seu subconsciente lhe movendo em direção à sua meta e a meta em sua direção.
Alguma vezes as pessoas me perguntam: “mas se eu traçar uma meta e não conseguir alcançá-la dentro do prazo”? A resposta é simples. Estipule outro prazo limite.
Lembre-se, um deadline é uma data estimada de quando você alcançará sua meta. Algumas vezes você alcançará antes de seu deadline. Algumas vezes suas metas irão demorar mais tempo do que você espera. Mas você deve ter um prazo alvo antes de iniciar.
É como fazer uma reserva em um restaurante. Você pode estar 5 minutos adiantado ou 5 minutos atrasado, mas você tem um horário específico para o qual foi reservado seu jantar.

4º Passo
O quarto passo é você fazer uma lista de tudo o que você pode pensar sobre o que fazer para alcançar sua meta.
Quanto mais clara for a lista, mais motivado você ficará, mais intenso será seu desejo e mais você acreditará que é possível.
Uma das cosas que mais atrasa as pessoas é que mesmo que elas cheguem ao ponto de escrever suas metas, elas não dedicam tempo para escrever a lista de todas as coisas que terão que fazer para chegar lá. E com mais experiência, você irá adicionando novos itens até que finalmente complete sua lista.

5º Passo
O quinto passo para você alcançar sua meta é você organizar um plano para sua lista.
Uma plano é realmente simples. É uma lista organizada por prioridades e importância. Você decide o que fará primeiro e o que fará depois. Você decide o que é mais e menos importante. E acima de tudo, você decide a respeito do que é a coisa mais importante de todas que você pode fazer imediatamente para começar a caminhar rumo à sua meta.

6º Passo
O sexto passo é você “entrar em ação”!
Este é o maior “gigante” (“killer”) para a maioria das pessoas. Eles são procrastinadores. Eles tem grandes ideias, combinadas com grandes expectativas e sonhos. Eles podem até chegar ao ponto de escrever suas metas, mas quando chega a hora de entrar em ação, eles sempre tem uma razão ou desculpa para procrastinar e deixar isto de lado até a última hora. Porém, como a Bíblia diz: “fé sem obras é em vão”. É quando você se lançar em direção ao seu objetivo que você começará a sentir o desejo e o poder que vem junto ao estabelecimento das metas.

7º Passo
O passo número sete é você fazer algo todos os dias que o mova em direção ao seu objetivo.
Nunca deixe se passar um dia sem você se engajar em alguma ação que o ajude a escalar mais um degrau em direção ao que você realmente quer na sua vida. Lembre-se, você não pode acertar um alvo que não pode ver. E se você não sabe para onde está indo, qualquer estrada vai levá-lo até lá.
Os simples sete passos de decidir exatamente o que você quer, escrever, estabelecer um deadline, fazer uma lista, organizar esta lista em um plano, agir sobre o mais importante item de sua lista e então fazer algo todos os dias que o leve em direção ao seu alvo irá mudar sua vida e seu futuro de uma forma que você jamais pode imaginar até hoje.
(Tradução Jennifer Montenegro / Revisão David Menezes)

Comentários

Comentar

;
;