O Poder da Associação Correta

fevereiro 22nd, 2013 por J Menezes

Se você quer ser rico, escolha cuidadosamente os seus amigos.
Seus ganhos são uma média dos ganhos das 7 pessoas com quem você passa a maior parte do seu tempo. Quando Kim e eu estávamos no início de nossa jornada financeira, sabíamos que nossos amigos que não tinham dinheiro, ou que não estavam interessados em ganhar dinheiro, não poderiam nos ajudar nessa jornada. As pessoas com quem tínhamos passado mais tempo naquela época começaram a passar menos tempo com a gente. Alguns deles ainda são nossos amigos hoje, mas não da mesma maneira que eram antes de nos tornarmos ricos. Alguns deles tinham inveja de nosso sucesso e isso causava constrangimentos. Essas amizades naturalmente desapareceram.
Tenho vários amigos que fizeram bilhões de dólares ao longo de suas vidas. Três deles disseram-me a mesma coisa. Seus amigos que não tinham dinheiro nunca vieram a eles para perguntar-lhes como eles haviam conseguido sucesso financeiro. Mas os mesmos vinham até eles para pedir-lhes uma desses duas coisas, ou ambas: empréstimo e emprego. Eu descobri que isso acontecera na minha vida também.

Como diz o velho ditado, “Os pássaros da mesma plumagem voam juntos!” Se você quer ser rico é importante ter amizades com as pessoas certas. Muitas pessoas vão achar que, à medida que elas ficam mais ricas, as amizades que tinham antes também mudam. Se você é rico, é mais difícil ter amizades com pessoas que são adversas aos negócios, dinheiro e investimentos. É simplesmente uma questão de afinidade e de ter focos diferentes na vida. Enquanto você não pode controlar os seus amigos, você pode controlar com quem você quer manter amizades. E se você quer ser rico, é importante escolher seus amigos com cuidado. A seguir estão algumas dicas curtas sobre como fazê-lo.

Escolha amigos com base no que você pode aprender com eles.
Pessoalmente, eu não escolho meus amigos por suas declarações financeiras. Tenho amigos que fizeram voto de pobreza, bem como amigos que ganham milhões todos os anos. Na verdade, o que me motiva a escolher meus amigos é pelo que eu posso aprender com eles. Há algumas pessoas com quem me tornei amigo porque elas tinham dinheiro. Mas eu não estava atrás de seu dinheiro. No entanto, eu estava atrás de seu conhecimento. Meus amigos que têm dinheiro gostam de falar sobre dinheiro. Eles não se gabam, mas gostam de discutir sobre o assunto de dinheiro: como fazê-lo e como mantê-lo. Eu aprendo muito com estes amigos. Outros amigos, como a minha irmã, que é uma monge budista, têm outras coisas valiosas para me ensinar. Eu aprendo sobre espiritualidade e outras coisas com eles. Mas eu nunca falo com eles sobre o dinheiro, porque eles não têm nada para me ensinar, e muitas vezes eles não são pessoas ensináveis sobre o assunto. No entanto, eles são meus amigos, porque eles têm conhecimento, e isto é valioso.

Não tenha amigos que sonham pequeno.
Conheço pessoas que sempre tentam me convencer de algum negócio. Muitos anos atrás, um homem que conheço me disse que  estava animado porque havia encontrado um certificado de depósito de 6%. Eu lhe disse que ganhava 16 % do governo estadual. No dia seguinte, ele trouxe um artigo sobre porque o meu investimento era perigoso. Tenho recebido 16%, há muitos anos. Ele ainda ganha de 6%. Seu medo o impede de crescer, e se eu o tivesse escutado, o medo teria me segurado também.
Não dê ouvidos a pessoas medíocres ou medrosas. Ser rico é muito mais uma questão de mentalidade, uma vez que trata-se de conhecimento e estratégia. Pessoas medíocres e assustadas têm uma mentalidade pobre e estão sempre reclamando sobre como o “céu” está caindo. São pessoas com pouca imaginação que sempre vão lhe querer dizer o que está errado com o seu negócio ou plano de investimento. Eles são assassinos de sonhos.

Se você quer ser rico, seja amigo de pessoas que têm a mesma mentalidade que você, ou que pelo menos não vão tentar mudar a sua mentalidade para se amoldar a deles.

A vida é muito curta para passar o tempo com pessoas que não o ajudam a seguir em frente. Se você quer ser rico, é importante também ter amizades com pessoas que podem lhe dar informações privilegiadas. Afinal, queiramos admitir ou não, toda negociação é baseada em “troca de informações”. Agora, existem formas de negociações que são ilegais. Obviamente você não vai querer quebrar a lei, mas há tantas outras formas de negociações que são legais. A razão para que você queira ter amigos ricos é porque é aí onde o dinheiro é gerado a partir de informações privilegiadas. Você quer ouvir sobre o próximo grande “boom”, entrar e sair antes da oportunidade seguinte. Quanto mais cedo você souber de uma boa informação, melhor. Você não vai ouvir falar de boas informações de amigos pobres. Se você quer ser rico, faça a coisa financeiramente inteligente e seja amigo de pessoas que são ricas e que têm boas informações para compartilhar.
Quem são seus amigos?

Tradução de Rosângela Guerra / Revisão e adaptação de David Menezes

Comentários

Comentar

;
;