Como Fazer Melhores Escolhas no Supermercado

fevereiro 7th, 2013 by J Menezes

20130207-132433.jpg

Faça suas compras diárias o mais saudável possível. Pequenas mudanças nos alimentos que você compra e come todos os dias podem render grandes recompensas!
As festas acabaram e nós estamos voltando para nossas rotinas. Isso significa que é hora de levar a sério as resoluções de Ano Novo. Se comer melhor é algo que você pretende fazer nesse ano, agora é a hora de pensar sobre como você vai fazer isso antes de escorregar de volta aos velhos hábitos. Ao invés de adotar uma mudança drástica na dieta (essa abordagem raramente funciona), sua melhor aposta é começar a trabalhar pequenos passos que podem melhorar seus hábitos alimentares dia a dia. E seus primeiros passos devem leva-lo direto para o supermercado pois é lá que os hábitos saudáveis realmente começam.

Que tipo de comprador de supermercado é você?
Existem diferentes tipos de personalidades no que diz respeito a compras em supermercados. Alguns usam a abordagem de negócios, eles compram e preparam a mesma comida todos os dias. Outros planejam todas as refeições com antecipação e compram através de uma lista de compras detalhadas. Existem ainda os compradores diários que “batem ponto” no supermercado todos os dias. Não importa o seu padrão de compras, alguns pequenos passos podem trazer grandes recompensas.

Dicas para compras saudáveis no supermercado
1. Leia as tabelas nutricionais: as tabelas nutricionais são uma das melhores ferramentas para selecionar os alimentos e fazer comparações entre produtos. Você pode comparar calorias, gordura, proteína, açúcar entre marcas diferentes o que ajuda a fazer melhores escolhas.

2. Faça suas refeições diárias mais saudáveis possíveis: na maior parte do tempo, quando existem opções de alimentos que você come com frequência com reduzido teor de gordura, como molho para saladas, derivados lácteos, sobremesas, faz sentido usa-los pois isso irá economizar muitas calorias. Um copo de leite integral tem 150 Calorias e cerca de 7 gramas de gordura. Leite desnatado tem 90 Calorias e nada de gordura. Mudar do bife gorduroso para o peito de Peru corta cerca de 10g de gordura e 100 Calorias em uma porção de 200g. Você comerá menos açúcar se você comprar iogurte natural e adicionar suas próprias frutas e adoçante ao invés de iogurte pré-adoçado. Substitua os amidos refinados pelos integrais. Experimente arroz integral, massas integrais, pães e bolachas integrais, ao invés de bolacha cream cracker.

3. Selecione o que está na época: no que diz respeito a produção, frutas e vegetais de estação são opções normalmente mais frescas, mais nutritivas e menos caras do que os itens fora de época. Se você tem alguma feira próxima a você, as frutas e vegetais podem estar ainda mais frescos do que no supermercado. Você também poderá encontrar novas variedades para experimentar. Isso ajudará na próxima dica…

4. Tente uma nova fruta ou vegetal uma vez por semana: se você não está pronto para um novo alimento, pode optar por uma variedade nova de um alimento que já come. Todas as frutas e vegetais são únicos em tempos de fitonutrientes saudáveis então a variedade é realmente importante para sua saúde. Se sua salada é sempre feita com alface americana, mude para a versão normal ou espinafre. Tente uma nova variedade de repolho ou maçã. Ou cozinhe couve flor púrpura ao invés do tradicional branco.

5. Encontre formas de incorporar peixe na sua dieta: atum ou salmão enlatado provenientes de sua forma selvagem são ótimas fontes de ômega 3 e bem acessíveis. Acrescente atum enlatado a sua salada ao invés de carne, ou pique salmão em uma salada para um prato rápido, saudável e light.

Uma vez que você tenha um bom estoque de ingredientes saudáveis em casa, você pode começar a pensar em mudanças que fará quando cozinhar. Na próxima vez vamos ver como pequenas mudanças na forma de cozinhar podem ajudar você a atingir suas metas.

Comentários

Comentar

;
;