Quatro Obstáculos para o Bom Comportamento na Dieta

dezembro 11th, 2012 by J Menezes

Quer mudar seu comportamento nas dietas? Ultrapasse esses obstáculos primeiro!

Sair de sua rotina normal confortável é difícil e o primeiro passo é descobrir porque resistimos tanto as mudanças.

Quando meu filho completou 5 anos, nós fizemos uma festa de aniversario ao contrario para ele. Entregamos as lembrancinhas e nos despedimos dos coleguinhas deles assim que eles chegaram e comemos bolo e sorvete antes da pizza. Os pais riram bastante, mas as crianças ficaram embasbacadas, principalmente, eu tenho certeza, porque estávamos usando nossa roupa intima por cima da roupa normal. Então, porque estou contando isso a vocês? Porque, muitas vezes, quando estou falando com um cliente sobre mudanças de estilo de vida que eles precisam fazer, eu vejo o mesmo espanto, comum se eu tivesse virado o mundo deles ao avesso. Por que mudar é tão difícil para algumas pessoas?

Pense sobre sua rotina diária: quantas coisas você faz sem nem pensar sobre elas? Quando está se vestindo pela manhã, qual sapato você coloca primeiro? Você provavelmente não pensou a respeito. Mas se você sempre começa com o pé direito, tente colocar o esquerdo primeiro. Vai parecer estranho a princípio. Agora imagine que você está enfrentando uma série de coisas que precisa mudar. Tudo o que faz ao longo do dia é afetado e você é constantemente lembrado que esta fazendo as coisas de forma diferente. Demora um pouco para se acostumar. Mudar é difícil e demora para desenvolver um habito novo e saudável que irá substituir os velhos. Mas para que você chegue lá, você tem que primeiro identificar as barreiras que existem no caminho. As pessoas resistem a mudança por muitas razões, aqui estão as mais comuns.

Obstáculo 1: Você se sente bem, então qual o problema?

Eu não consigo dizer quantas vezes meus pacientes já me disseram: “não há nada de errado comigo, eu sou só gordo.” Talvez seja porque o excesso de peso não machuque da mesma forma que uma dor de cabeça machuca. Pode ser porque o peso vem de pouco a pouquinho e você se adapta e não percebe o quanto ele afeta você. Mas aqueles que me dizem que “se sentem bem, são só gordões.” Antes de começar uma dieta e programa de exercícios são os mesmos que voltam meses depois, magros e em forma admitindo que não tinham ideia o quão mal se sentiam quando estavam mais pesados. Com a perda de peso e o ganho de energia dos exercícios regulares, eles ficam mais entusiasmados, dormem melhor e se sentem como ‘uma nova pessoa’. Não há nada mais motivador do que realmente sentir os resultados de ficar saudável.

Obstáculo 2: Tem muita coisa de que você terá que desistir, não vale a pena.

Você esta visualizando que terá que desistir de seus alimentos favoritos, que não poderá sair e se divertir com seus amigos, familiares e colegas de trabalho. Além disso, terá de separar muito tempo para exercícios e preparar suas refeições. Parece muito e você não tem certeza se quer deixar tudo. Mas você pode aprender maneiras de tornar suas receitas mais light em casa e fazer melhores escolhas nos restaurantes. E de ser sociável com seus amigos com uma refeição saudável da mesma forma que seria com um cheeseburguer e batatas fritas. Focalize não no que está deixando de fazer, mas no que irá ganhar. Sim, algumas coisas terão que mudar, mas se mantiver o foco no prêmio da boa saúde, você terá mais possibilidades de fazer os ajustes.

Obstáculo 3: Você não tem auto confiança para achar que vai conseguir

Talvez você já tenha tentado uma variedade de coisas no passado, mas não conseguiu atingir o que queria. Se você já tentou tudo o que podia, mas nada funcionou para você, vai ser difícil para mim conseguir te convencer de que dessa vez vai ser diferente. Então ajuda dá uma olhada no porque você fracassou. A dieta era muito restritiva e difícil de seguir? Você ficou muito agressivo nos exercícios e se machucou, ao invés de começar devagar? Você come quando não está com fome e usa a comida como recompensa? Ganhar confiança requer tempo, e você pode precisar dar passos pequenos para chegar onde precisa. Mas quando dá esses mesmos passos com consistência, você está no caminho de estabelecer hábitos novos e saudáveis e construir sua confiança.

Obstáculo 4: Você não acha que o que fizer vai fazer diferença

Algumas pessoas simplesmente não acreditam que o que fizerem irá impactar sua saúde de uma forma significativa. Eles dizem que herdaram a tendência de engordar dos pais e os níveis altos de colesterol são devido a genética. Quando você acredita que nada do que fizer dará resultados, você vai fazer exatamente isso, nada. Mas você está só fornecendo a você mesmo uma fuga fácil. Já foi dito: “A genética carrega a arma, mas o ambiente puxa o gatilho!” A genética sozinha não determina o quão saudável você será. Sua saúde é influenciada na maior parte por quão bem você se trata. Pequenas mudanças juntas podem, realmente, influenciar.

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