Cinco Formas de Tornar a Esteira mais Interessante

novembro 20th, 2012 by J Menezes

Pense em correr em uma esteira… Você se enche de pensamentos entusiasmantes em competir consigo mesmo ou assistir a televisão enquanto corre? Ou você fica frio só em pensar o tempo regressivo do visor e sua corrida se torna uma auto punição? Quando se trata de correr em uma esteira, é muito raro que alguém não tenha opinião. A grande maioria das pessoas ou adora ou odeia. Mas com o tempo esfriando ou o sol se pondo mais cedo só existe uma opção: se transformar em um hastear e ir para a rodinha ou congelar lá fora. Nos climas mais frios, é comum acumularmos mais peso. Então deixe-me compartilhar com você algumas dicas para ajudar você a dar uma incrementada na esteira e impedir que você aposente os tênis de corrida até a primavera.

1. Varie o terreno ajustando o gradiente Se você tiver a sorte de ter uma esteira mais moderna onde possa ajustar o gradiente, então divirta-se criando uma corrida em trilha.

Quer você esteja correndo subindo uma montanha ou descendo uma ribanceira, é fácil quebrar a monotonia de uma caminho plano simplesmente apertando um botão. Eu adoro correr em montanhas e gosto do desafio de aumentar o gradiente a cada 60 segundos. Um bônus adicional sobre estar em controle do gradiente é que se ele ficar muito difícil, basta diminuir um pouco. Você não pode fazer isso se estiver correndo lá fora!

2. Planeje sua música antecipadamente

A música é conhecida pôs ser uma grande motivadora, especialmente quando se trata de exercícios e esportes de performance. A vantagem da tecnologia moderna é que você pode criar uma lista de músicas completa com todos os seus favoritos. Invista um pouco de tempo analisando sua coleção de músicas e escolha as músicas que te fazem sorrir. Encontre aquela música que faz você dançar porque ela será a motivação perfeita para você aumentar a velocidade e correr mais rápido. Eu sou conhecida por colocar minha música motivacional em repetição e correr tão rápido que a esteira chega balança.

3. Treinamento intervalado é o melhor para evitar o tédio. Essa é uma questão de preferencia mas correr ou andar na mesma velocidade o tempo todo não é uma opção para mim.

Treinamento intervalado tem tantos benefícios porque não só evita o tédio, mas pode te possibilitar queimar mais calorias em menos tempo. Uma ótima forma de fazer esse tipo de treino é correr em um nível 7 de 10 em dificuldade por 45 segundos e depois ande ou corra lento em um nível 3 de 10 por 30 segundos. Treinar dessa forma por 30 a 45 minutos pode melhorar seu condicionamento cardiovascular e endurance.

4. Divirta-se com as funções da esteira

Se você quer correr na mesma velocidade sem ajustar o gradiente ou a velocidade, então tente se divertir com as funções da esteira. Muitas esteiras modernas são equipadas com monitores cardíacos e contadores de calorias gastas e é divertido estabelecer mini desafios com eles. Tente manter sua frequência cardíaca dentro de uma meta e adivinhar quantas calorias irá queimar a cada dois minutos. Ou pegue um plano de corrida pré-desenvolvido e deixe sua mente divagar tentando resolver algum problema externo. É melhor pensar nos problemas quando esta correndo do que quando está tentando dormir.

5. Divida sua corrida

Estabeleça algumas metas antes de começar sua corrida e então não fique com medo de dividir em pedaços menores. Subir na esteira sem uma meta pode significar chances maiores de você cair fora mais cedo. Se sua meta é correr por 5km mas você fica entediado com dois, dê uma parada, mude de atividade, depois retome. Dessa forma, você pode manter o compromisso de correr os 5km, somente dividindo sua corrida e se focando ao longo do caminho… Então, saia da esteira e faca algum exercício de resistência leve ou abdominais e volte para corrida. A coisa mais importante é retornar. Muitas academias também oferecem aulas feitas por instrutores que incorpora. Tanto corrida quanto levantamento de pesos. A atmosfera de grupo é divertida e pode te motivar.

Mantenha-se no ritmo

O benefício de treinar em uma esteira é que você pode monitorar exatamente a distancia e tempo, sem as variáveis de terreno e tempo que diminuem seu ritmo. Lembre-se de somente ir a um ritmo que se sinta bem. É tentador forçar um pouco mais se a pessoa ao seu lado estiver em um ritmo maior, mas você não estará ajudando seu corpo se forçar demais. É muito melhor ir devagar e se manter longe de lesões, afinal a pessoa ao seu lado pode ser um ex-corredor olímpico como eu! No final das contas, uma esteira é uma ferramenta maravilhosa para você usar e manter sua saúde e metas de boa forma. Mas, pessoalmente, eu gosto de misturar as rotinas, dentro e fora da academia. Como dizem, uma mudança é tão bom como um intervalo. Estão se você se entediar de sua esteira, vá correr um pouco fora da academia. O vento no cabelo e o tipo de terreno em seus pés podem ser a coisa certa para te lembrar que ama correr. E sentir a chuva e o vento pode ser o que faltava para te lembrar que você também adora a esteira.

 

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