Primeiras Mordidas, Mais Calorias: O que Comemos com Mais Frequência Quando Estamos com Fome

outubro 17th, 2012 by J Menezes

Os alimentos que você come primeiro em uma refeição podem afetar quantas calorias você ingere no total.

Imagine isso: é hora do almoço, e você está realmente com fome. Acordou tarde, pulou o café da manhã e não teve a chance de comer nada durante a manhã. Finalmente chegou a hora de comer e você está na frente do buffet. Alguns alimentos a base de amido, alguns com proteínas e alguns vegetais. Você enche o prato, senta e começa “os serviços”, ansioso para comer. Agora imagine o que acontece depois, você encara a carne, os amidos e as verduras. Por qual deles você inicia?

As chances são maiores de você ter pegado alguma fonte de amido, ou talvez proteína, mas provavelmente não as verduras. Embora seja sabido que as pessoas tendem a comer demais quando estão com muita fome, ninguém tinha, pelo menos não até agora, prestado atenção a quais alimentos as pessoas escolhem depois de um longo período sem comer. Mas um novo estudo* foca exatamente nisso: o que as pessoas com fome comem primeiro e o que comem mais depois de 18 horas sem comida.

Os envolvidos no estudo foram divididos em dois grupos, metade ficou com fome por 18 horas enquanto a outra metade não. Foram então trazidos para um buffet com escolhas envolvendo amidos, proteínas e vegetais. Os pesquisadores observaram o que as pessoas colocavam no prato, o que comiam primeiro e quanto comiam.

Você deve esperar que aqueles que passaram 18 horas sem comer iriam colocar porções maiores do que os que comeram, você está certo. Mas outra coisa notável foi que, comparado com aquele que não pularam nenhuma refeição, os famintos também comeram os alimentos ricos em calorias no inicio. E comeram mais da comida que escolheram comer primeiro, cerca de 50% mais do que aqueles que não passaram fome. Em outras palavras, aqueles que passaram muito tempo sem comer, ingeriram muito mais calorias não só porque colocaram mais comida no prato, mas porque começaram a comer pelos alimentos com mais calorias primeiro.

Para aqueles que estão tentando controlar a ingestão de calorias, temos algumas coisas a ponderar. Para os iniciantes é fácil de entender que se você ficar muito tempo sem comer, você comerá mais do que o normal quando finalmente sentar à mesa. Você provavelmente irá se servir mais do que o normal também.  Como o estudo sugere, você também irá comer os alimentos mais calóricos no inicio e no final terá comido mais calorias no total do que se tivesse iniciado pelos alimentos menos calóricos.

Agora, você pode estar pensando… E dai? Se eu vou comer o prato todo de qualquer forma, qual a diferença se eu vou comer o macarrão antes do brócolis? Excelente ponto. Mas aqui está a questão: pode ser que você não coma o prato todo se iniciar pelos alimentos menos calóricos. Na medida em que for ficando satisfeito com os alimentos baixos em calorias, você pode acabar comendo menos macarrão e menos calorias no total.

*Wansink et al. Arch Int Med 172(12)2012

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