Dicas Rápidas para Desinflar a Barriga e Eliminar a Indigestão

outubro 9th, 2012 by Henrique Autran

20121009-213825.jpg

Você sabe aquela sensação de estar estufado depois de comer? Vamos falar sobre o que causa a barriga estufada devido a indigestão e o que você pode fazer a respeito.
Isso já aconteceu com você? Você termina a refeição e de repente, você pode praticamente ver acontecendo, sua barriga quase dobra de tamanho. Não é que você tenha comido demais. É mais como se sua barriga tivesse sido inflada com ar, como um balão. Ela fica pressionada no cinto e cada vez mais desconfortável. Finalmente, você desiste e afrouxa o cinto, abre o zíper ou ajusta o elástico da bermuda, já que a barriga está ficando desconfortável a cada minuto.

Causas comuns do estufamento abdominal
Quando você fica com aquela barriga estufada, isso é normalmente o resultado de ar que fica preso no seu sistema digestivo. Mas esse ar extra pode vir de inúmeras fontes, alguma surpreendentes! Normalmente é somente uma questão de engolir ar enquanto come, o que pode acontecer se você come muito rápido, bebe líquidos através de um canudo ou fala enquanto mastiga. E se suas refeições incluem bebidas gasosas, até mesmo água com gás, você não está ingerindo somente liquido, mas ar também.
Vamos dizer que você come devagar, não usa canudo e nunca fala com a boca cheia, mas ainda assim você fica com a barriga estufada. De onde esse ar poderia vir? Quando você come certos alimentos de origem vegetal, como repolho, brócolis ou feijões, você não está engolindo ar, mas esses alimentos são produtores de gás característicos, simplesmente porque o corpo tem dificuldade de digerir alguns carboidratos e açucares naturais que eles contém. Uma vez que as bactérias do trato digestivo começam a trabalhar sobre eles, há muito gás liberado durante o processo.
Algumas pessoas descobrem que certos adoçantes causam indigestão também, especialmente se são usados em grandes quantidades de uma só vez. E quem masca chiclete devem anotar, você pode engolir muito ar enquanto mastiga. Existe também a possibilidade de você ter algum tipo de alergia ou intolerância que leva a indigestão, gases e estufamento, mas isso será melhor diagnosticado por seu médico.

Dicas para eliminar a sensação de barriga estufada
Comer rápido de muitas vezes significar que você pulou uma refeição, portanto, não faça isso e tenha certeza de que vai relaxar quando sentar para comer. Não usar um canudo é fácil, e existem muitas razões para não conversar com a boca cheia. Em vez de bebidas gaseificadas, tente água sem gás (você pode dar um pouco de sabor com suco de limão ou laranja) ou chá verde. Você pode ficar tentado a desistir dos vegetais ou feijões que te dão gases, mas eles são alimentos saudáveis, você não deve elimina-los. Ao invés disso, tente porções menores e coma-os com frequência, o que permite que seu sistema digestivo se ajuste. Você pode até mesmo substituir o hábito de mascar chiclete por mastigar vegetais crus.
Se você suspeita que tem algum problema com lactose (o açúcar encontrado no leite e derivados) ou talvez glúten (uma proteína encontrada o trigo), você pode tentar eliminar esses alimentos e verificar se ajuda. Se não quer eliminar esses alimentos saudáveis, então é melhor consultar seu médico.

Comentários

Comentar

;
;