Não Gosta de Água? Aqui Está como Beber 8 Copos por Dia

outubro 5th, 2012 by J Menezes

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Água é importante para sua saúde, mas outras bebidas contam para sua ingestão diária de fluidos?
Você provavelmente já escutou a expressão: “você pode levar um cavalo até a água, mas não pode obriga-lo a beber.” Bem, eu tenho vários clientes que são como esse cavalo. Eles sabem que água é importante para sua saúde e já ouviram o conselho comum de beber 8 copos por dia. Mas, como um cliente disse para mim nesses dias, “isso vai parecer estranho, mas eu odeio água. Não há a mínima possibilidade de eu engolir 8 copos de água pura por dia.”
O que nos leva à pergunta: tem que ser água pura? Outras bebidas contam?
Em uma palavra: sim! Outras bebidas contam para seu consumo diário de líquidos. Muitas pessoas levam o conselho da água muito ao pé da letra e assumem que, mesmo que estejam bebendo outra coisa, ainda precisam de 8 copos de água pura também.

Café ou chá contam também?
Parte dessa confusão vem do fato de que muitas das bebidas consumidas contém cafeína, que é considerada diurética. As pessoas pensam assim: se cafeína faz você urinar, então uma bebida com ela deve fazer você perder mais água do que ingere. Dessa forma, bebidas cafeinadas não podem ser um fluido, talvez algo mais parecido com um fluido negativo.
Bem, aqui estão as boas notícias para os amantes do café e do chá. Para a maioria das pessoas, isso simplesmente não é verdade. Um apanhado* sobre esse tópico, que possui muitos estudos conduzidos nos últimos 40 anos, mostrou que tomar uma grande quantidade de cafeína de uma só vez (cerca de 300mg – algo como 2 ou 3 xícaras de café bem forte, o que não é uma quantidade que se beba de uma só vez) pode promover diurese, mas somente em pessoas que não tenham bebido cafeína por semanas. E aqueles que são consumidores habituais de cafeína desenvolvem uma espécie de tolerância aos efeitos diuréticos, muito parecido com a tolerância aos efeitos estimulantes. O relatório também explica que “doses de cafeína equivalentes a quantidades normalmente consumidas em chás, café e refrigerantes não tem efeito diurético. “Então, bebidas cafeinadas definitivamente contam para a ingestão total de fluidos.
Na verdade, todas as bebidas contribuem para ingestão de fluidos – como café, chá, suco de frutas, bebidas esportivas e leite – pois eles são primariamente água. Então, se, como meu cliente, você não consegue encarar um copo com água, essas alternativas contam.
Então, por que água?
Tenha em mente que água é a bebida original. Era a única opção até a criação do chá, algo como 3.000 anos atrás. Água é natural, facilmente disponível e, ao contrário de muitas bebidas, não tem calorias. Então água deveria ser sua primeira escolha, mas café ou chá está ok, também. Bebidas esportivas e sucos são relativamente baixos em calorias também. Mas somente porque a cafeína não “rouba” sua ingestão de fluidos, não confie em bebidas cafeinadas como refrigerantes para atingir sua quota. Se fizer isso, irá acumular muito peso e a ingestão de líquido passará a ser o menor dos seus problemas.
* Maughan RJ, Griffin J. J Human Nutrition & Dietetics. 2003

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