O Que é Forma Física? E Como Dizer se Você Está Realmente se Exercitando?

setembro 27th, 2012 by J Menezes

20120927-144704.jpg

Normalmente me perguntam: “Fazer uma atividade física é suficiente ou preciso de um programa de fitness estruturado para entrar em forma?”
Minha resposta é diferente para cada pessoa que pergunta. Eu tenho que adaptar minha resposta porque fitness não tem uma resposta única. Para muitas pessoas, simplesmente incrementar a atividade física será suficiente para atingir suas metas e expectativas. Para outros, eu preciso recomendar um planejamento detalhado para entrar em forma. Comece entendendo a diferença entre atividade e exercício

Atividade física
Atividade física é simplesmente movimentos corporais que envolvam contração de músculos. Todas as atividades que fazemos ao longo do dia que envolva movimento como andar, levantar coisas, limpar e jardinagem são exemplos de atividade física. A maioria das pessoas faz algum tipo de atividade física no dia sem ao menos perceber. Até mesmo ficar de pé e cozinhar requerem movimentos básicos. Você pode achar interessante escrever uma pequena lista mental de algumas das atividades físicas que você conduz diariamente sem pensar. Você pode se surpreender com o tamanho dessa lista, para mais ou para menos.

Exercício
Exercícios são formas de atividade física que são planejadas, com propósito e feitas com a intenção de ganhar adaptações específicas no corpo como músculos mais fortes, aumento de flexibilidade ou melhorar a função cardiovascular. Dançar, nadar, ciclismo e corrida são todos exemplos de exercícios.

Você está se exercitando ou sendo ativo?
Existe uma linha muito tênue entre as duas então, a melhor forma de determinar se você está somente sendo ativo ou se está se exercitando é fazer o teste da fala.
– Se você pode falar facilmente enquanto está executando a atividade, está simplesmente sendo ativo.
– Se precisa recuperar o fôlego e achar falar difícil, então está se exercitando.
É a intensidade da tarefa que determina os benefícios de saúde que irá ganhar da atividade.
Procure por esses quatro componentes da forma física e irá entender por que exercitar-se é tão importante quanto ser fisicamente ativo:
– Resistência Cardiorrespiratória
– Força muscular
– Resistência muscular
– Flexibilidade
Embora seja possível atingir esses componentes do fitness com um estilo de vida ativo, um programa de exercícios irá ajudar você a tingir benefícios ainda maiores.

Como iniciar com um programa de exercícios
Aumentar a quantidade de atividade em seu dia a dia é uma forma perfeita para iniciar seu caminho rumo a um você mais saudável e mais energizado! Mas se você realmente quer atingir uma forma física melhorada, deverá incorporar atividades estruturadas e vigorosas em sua agenda alguns dias por semana.
A chave para uma vida saudável, estilo de vida ativo é a abordagem um dia de cada vez. Tente escolher atividades que você gosta. Com o tempo, você pode aumentar a intensidade e, talvez, a duração. Lembre que seu corpo é único e entender suas necessidades (ao invés das de seu vizinho) irá manter você na trilha correta para um estilo de vida saudável.

Comentários

Comentar

;
;