Carboidratos: Corta-los da Dieta a Noite Ajuda a Emagrecer?

setembro 27th, 2012 by J Menezes

20120927-144427.jpg

Há algumas semanas atrás, eu encontrei um antigo amigo que não via a muito tempo. Tínhamos sido amigos quando nossos filhos eram pequenos e eu lembro dele com um pouco de excesso de peso. Agora, ele estava bem mais magro, parecia que tinha perdido uns 10Kg. Depois que nos cumprimentamos, ele me confidenciou seu segredo: “nenhum carboidrato depois das 17:00”
Agora, deixe-me dizer que não dou conselhos nutricionais para amigos, a não ser que peçam, claro. Quando uma situação como essa aparece, tem sempre uma parte de mim que quer dizer: “espero que não tenha cortado frutas e vegetais,” ou “Não é quando você come os carboidratos que importa, você está é comendo menos deles.” Mas eu não sou daquelas que estraga tudo, principalmente se a estratégia tem funcionado para a pessoa.

A ideia de cortar os carboidratos da dieta (e, a propósito, a estratégia se refere a amidos como o pão, arroz, batatas e massas, não os carboidratos saudáveis como frutas e vegetais) funciona primariamente porque as pessoas usam como uma ‘regra alimentar’. Exatamente da mesma forma como “Eu só como sobremesa uma vez por semana” ou “Eu garanto que ingiro proteína com toda refeição ou lanche.” Carboidratos não engordam mais a noite do que em outro período do dia. O que acontece é que sua refeição noturna provavelmente os incluía e agora não inclui mais. Tire uma porção de arroz, uma batata ou massa a noite, ou a qualquer hora do dia, e facilmente você irá eliminar algumas centenas de calorias. É por isso que a estratégia de cortar carboidratos a noite funciona.
É algo parecido com a ideia antiga de combinar alimentos, que sugeria que seu corpo não conseguia digerir alguns tipos de alimentos quando ingeridos juntos, como proteínas e carboidratos. Obviamente, se você acredita nisso, automaticamente irá cortar calorias. Você não vai mais comer seus ovos com torradas e frutas no café da manhã. Você vai comer os ovos ou torradas e frutas, mas não os três juntos. Não há nada mágico em combinar alimentos. No final das contas, você está apenas comendo menos.
Parte da razão do corte de carboidratos funcionar para as pessoas é que a refeição noturna tende a ser a maior, então não comer amidos a noite pode cortar mais calorias do que se cortasse em outras refeições menores. E, se você substituir esses amidos por, digamos, mais vegetais, isso irá economizar muitas calorias.
No final das contas, combinar alimentos ou cortar carboidratos são somente estratégias para ajudar você a limitar sua ingestão de calorias. E mesmo que sejam truques, qual o problema? Se você como menos quando come com a mão esquerda ou quando coloca apenas uma cor no prato por dia (um dos meus pacientes tentou isso… Ela desistiu quando chegou ao azul), não importa para mim, desde que você esteja comendo uma refeição bem balanceada e atingindo todos seus requerimentos nutricionais.
Mantenha sempre em mente que se você come mais do que deve, em qualquer hora, carboidratos ou não, seu peso não vai se manter. Quando a regra de cortar carboidratos não funciona para alguém, normalmente é porque estão compensando durante o dia, ingerindo o mesmo, no total, do que ingeriam antes.

Comentários

Comentar

;
;