A Verdade sobre um Estilo de Vida Ativo

agosto 28th, 2012 by Henrique Autran

Frequentemente quando as pessoas ouvem o termo ‘Ativo’, elas se sentem ameaçadas!

As pessoas imaginam ter que se dedicar horas em malhação insana ou pior, pensam em esportes extremos que odeiam como, talvez, skate ou salto de paraquedas. Eu acredito que isso seja por causa do termo ‘ativo’ que possui muitos significados. Nós escutamos essa palavra em comerciais com um homem mergulhando de um prédio e a legenda: “Homens ativos usam esse desodorante” e isso estabelece uma expectativa sobre o que ‘ativo’ realmente significa.

Algumas pessoas pensam que você tem que ser magro para ser ativo. Mais uma vez isso acontece porque a mídia usa esse termo enquanto mostra pessoas com corpos tonificados e barriga ‘tanquinho’. De forma subconsciente, isso faz com que associemos um estilo de vida ativo com trabalho árduo e perigoso. Então, se você, como muitos outros, se encontra dizendo: “Eu estou fora desse negócio de estilo de vida ativo”, deixe-me tentar mudar sua mente.

Os Perigos do Nosso Estilo de Vida Moderno

O mundo moderno da tecnologia e transportes avançados mudou a forma como vivemos. Nós normalmente passamos muito mais tempo sentados no escritório encarando uma tela de computador. E é um sinal dos tempos que muitas pessoas saem da porta para o carro e dai para o estacionamento. Então sobem de elevador aos seus escritórios, normalmente sem ar fresco entre suas casas e o trabalho.

Ser ativo não significa muito; adicione uma caminhada ao redor do quarteirão ou até mesmo à mesa de um colega. Isso pode pelo menos fazer você se levantar mais. Eu sempre gosto de ver as pessoas misturando seus caminhos, acrescentando caminhada, subindo escadas ou até mesmo andando de bicicleta se estiverem se sentindo corajosas.

Falando em bicicletas, já viram as bicicletas que têm motores? Ou aquelas lambretinhas? Aposto que ninguém imaginava o quão popular seriam nos anos 90.

A tecnologia é maravilhosa, mas tem nos tornado um pouco preguiçosos. Só porque você pode sentar em uma bicicleta e deixar o motor fazer o trabalho, isso pode não ser a melhor escolha para seu corpo, principalmente se você quer se manter saudável.

Encontre seu próprio ‘ativo’

A verdade é que se você não está dormindo ou parado, então você é ativo. Mesmo tamborilar os dedos conta como atividade e queima calorias!

Encontrar o nível de atividade que seja correto para seu corpo é o melhor conselho que posso te dar. Aumentar seu nível de atividade pode ser simples como uma volta na praça ou dramática como treinar para uma maratona. Uma vez que você estabelece o compromisso de aumentar a atividade, adivinha só? A cada poucas semanas seu corpo se adapta e você pode ficar inspirado a subir para o próximo nível.

Em meu mundo, o termo ‘ativo’ muda todo dia. Alguns dias é andar em bicicletas de verdade pelo parque com meus filhos e outros é uma aventura extrema nas montanhas… Ambos são atividades, ambos são gostosas e divertidas!

Iniciar a escada da atividade é frequentemente o passo maior, mas agora que você sabe que ser ativo não significa necessariamente pular de paraquedas ou treinamentos insanos, talvez esteja pronto para iniciar a subida nessa escada para uma vida mais ativa.

Comentários

Comentar

;
;