Constipação? Irregularidade? Normal?

junho 12th, 2012 by J Menezes

20120612-151924.jpg

Todo mundo tem seu próprio padrão de “regularidade”. Pode ser todo dia ou 3X por semana.
Eu já vi, literalmente, centenas de clientes em minha carreira. E, embora não possa lembrar de todos, existem alguns que não dá para esquecer tão cedo.
O Sr. M era um homem baixo, um senhor de idade que vinha em meu consultório toda semana usando sempre o mesmo casaco esportivo, jeans e chapéu. Ele reclamava que seu intestino não estava funcionando como deveria. E para provar, ele puxava do bolso uma planilha com todos os detalhes de tudo que ele havia expelido na semana anterior! A Sra. R tinha preocupações similares… mas ao invés de uma planilha, ela me trazia fotos. Verdade seja dita, isso não tinha problema para mim porque esses clientes estavam tentando me dizer que tinham perguntas sobre o que era ou não normal e esperavam que eu fornecesse respostas.

Quando eu pergunto para meus clientes sobre funcionamento intestinal, a maioria deles me diz que está tudo ótimo. Mas muitos deles me dizem que são irregulares ou constipados. Então, vale a pena perguntar o que define regularidade ou constipação. Duas vezes por dia é muito? duas vezes por semana é pouco? A maioria das pessoas pensam que qualquer coisa fora de 1 vez por dia está errado. Se eles não vão ao banheiro todos os dias, mesmo que seja para “fazer só um pouquinho” eles dizem que estão constipados. A questão é, constipação não é só sobre a frequência com que vai ou não. Tem também a ver com a dificuldade para defecar.
Se você é saudável, constipação é uma suspeita se você ficou 3 dias ou mais sem ir ao banheiro. Nesse período, muita água foi absorvida do material fecal em seu intestino e ele pode está compacto e ressecado, portanto, difícil de passar. Mas 3 ou mais dias não é uma regra para definir a constipação. Você pode ter dificuldade de ir ao banheiro apenas com dois dias também. Por outro lado, existem pessoas que rotineiramente vão duas vezes por semana sem dificuldade e não se acham constipados, preferem dizer que são regulares.
Isso acontece porque a variação de “regularidade” entre pessoas saudáveis é enorme, desde 3 idas ao banheiro por dia a 3 por semana. Mesmo que alguns intestinos funcionem como relógio, a maioria das pessoas não vai na mesma hora todos os dias ou na mesma frequência dia sim, dia não. Isso faz sentido se você pensa a respeito, você não come a mesma coisa todo dia ou nas mesmas horas. Dieta, exercícios, hidratação, estresse, viagens e medicamentos podem afetar a velocidade do trânsito intestinal.
Mesmo existindo uma variedade do que pode ser chamado “regularidade” as estratégias para promover uma função intestinal saudável são as mesmas para todos. Coma muitas frutas, verduras e grãos integrais, beba muita água e faça exercícios regulares (Fibras + Água + Exercícios). E quando a Natureza chama, tenha certeza de escuta-la. Pessoas muitas vezes adiam visitas ao banheiro porque estão ocupadas. A urgência passa se você a ignora, mas quanto mais você espera, menos provável que você vá fazer tudo com tranquilidade.

Comentários

Comentar

;
;