Ouvindo os Sinais de fome de Seu Organismo

maio 7th, 2012 by J Menezes

Nossos corpos mandam sinais claros dizendo-nos quando comer e quando parar.  Mas nós estamos ouvindo? 

 

Eu estava conversando com uma nova cliente outro dia e pedi a ela para descrever seu apetite. Ela pensou por alguns instantes e me disse “Eu não posso realmente dizer que fico com fome.” Ela comia frequentemente ao longo do dia (talvez frequente demais) e em uma agenda estabelecida. Então ela confiava no relógio e não em seu corpo para dizer quando era hora de comer. E quando perguntei a ela como ela sabia que era hora de parar de comer, ela ficou atônita. “Eu não tenho ideia.” ela disse, “Nunca pensei sobre isso.”

Quando faço perguntas como essa, o que espero ouvir é que elas comem quando sentem fome e para quando estão satisfeitas, não estufadas, e sua fome se foi. Mas quando me dizem que não ficam com fome, ou que o sinal de parar de comer é “não tem mais comida para comer”, isso me diz que quando do corpo fala com elas, elas simplesmente não escutam.

Seu corpo envia mensagens claras e inconfundíveis quando precisa de atenção. Você sabe o que significa quando sua boca fica seca, seus olhos estão pesados ou sua bexiga está cheia. E apesar de poder ignorar esses sinais por um curto espaço de tempo, cedo ou tarde você será levado a beber água, dormir ou ir ao banheiro.

Se você pensa em fome ou saciedade da mesma forma, como sinais claros de nosso corpo, é hora de comer ou de parar. Eles podem realmente regular a quantidade de alimento que comemos. Para ser justa, nem todos ficam com fome da mesma forma, muitos sentem um buraco no estômago, mas alguns sentem tontura quando a glicemia baixa entre as refeições. Mas esses são sinais muito claros vindos de dentro, seu corpo está dizendo que você está com o tanque na reserva. E quando o seu estômago começa a encher, impulsos nervoso são enviados para o cérebro dizendo que você esta satisfeito, que naquele tempo é hora de parar.

Quando estamos com sede, geralmente bebemos, não em excesso, mas até que nossos corpos nos digam que não estamos mais com sede. Mas quando você come, você para de comer quando não está mais com fome? Ou você para porque está estufado? Ou você para porque o prato esta vazio, ou porque você raspou a ultima porção do bufê?

Aprender a reconhecer os sinais naturais de fome e satisfação do corpo e reconhecer apropriadamente  são habitos que valem a pena praticar. Tente manter um diário alimentar por alguns dias. Cada vez que comer, escreva uma escala de1 a 10 a sua fome (1 significando fraco e com muita fome e 10 significando estufado, quase vomitando) antes de comer e depois de terminar. O ideal é você começar a comer no nível 3 ou 4, quando seu estômago está começando a ficar vazio. E parar quando estiver no nível 5 ou 6 o que significa que você esta satisfeito.

É fantástico o quão pouco exercício pode te ajudar a manter contato com seu corpo. Quando ele começa a dizer que precisa de combustível, não ignore os sinais. Se você habitualmente começa a comer quando está com muita fome (1 ou 2 na escala), provavelmente ira comer demais (9 ou 10 na escala). Treine-se para comer o suficiente para ficar satisfeito confortavelmente e sem fome, não até ficar estufado.

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