Frutas e Verduras: Por que Você Precisa dos Dois?

maio 1st, 2012 by J Menezes

Se você não é um grande fã de verduras, pode pensar que compensa comer muitas frutas. É fácil ver porque. Nós sempre falamos deles juntos: “coma muitas frutas e verduras”. E, como são alimentos saudáveis de origem vegetal, é natural que você assuma que eles são mais ou menos intercambiáveis em termos dos nutrientes que eles fornecem.

E até certo ponto é verdade. Você pode obter sua vitamina C tanto de bagas quanto do brócolis; potássio tanto de beterrabas quanto de bananas. Mas frutas e verduras também oferecem uma grande variedade de fitonutrientes, compostos naturais das plantas que promovem boa saúde. Então, obter a maior variedade possível de fitonutrientes é muito mais fácil se você comer tanto frutas quanto verduras.

Os fitonutrientes são responsáveis pelos sabores e cores das frutas e verduras. E quando você pensa a respeito de frutas e verduras do ponto de vista de sabores e cores e nutrientes que  fornecem, você pode começar a apreciar o quão interessantes podem ser.

Bagas e brócolis podem ser parecidos em seu conteúdo de vitamina C, mas seus perfis de micronutrientes não poderia ser mais diferente. Bagas têm a sua cor vermelha-roxa dos compostos chamados de antocianinas, que são muito presentes em frutas do que em verduras. Por outro lado, os isotiocianatos são fitonutrientes responsáveis pelos fortes odores encontrados em brócolis, repolho e couve flor, mas você não irá encontrar esses compostos nas frutas. Outro pigmento natural, o licopeno dá a cor vermelha e é rico em frutas como o tomate (sim, é uma fruta), grampearia e goiaba, mas é difícil encontrar em verduras.

Eu encontro muitas pessoas que assumem que comer frutas ou verduras é tão bom quanto comer frutas e verduras. Então eu sempre uso esses exemplos para encorajá-los a ter mais variedade na dieta. Se isso se parece com você, pense nos desafios em seu caminho e como pode superá-los.

Poucas pessoas não gostam de frutas, mas muitas não gostam de verduras. Isso é normalmente uma questão de textura. Se você não gosta de determinada fruta, experimente congelá-la e bater no liquidificador com iogurte light ou use como uma cobertura para queijo cottage. Se algumas frutas são muito amargas para você, tente as variedades mais doces como tangerinas, por exemplo, que são mais doces que laranjas.

Se você não gosta da textura de verdura cozida, experimente cru. Se sabores fortes te impedem de comer verduras, brinque um pouco com ervas, alho ou frutas cítricas. Você também pode colocá-los em sopas, molhos e suflês. Ou cozinhe-os até ficarem moles, mais crocantes, esprema em uma salada, assim não sentira os fortes odores que exalam.

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