Frutos do Mar Podem Participar de uma Dieta Vegetariana?

fevereiro 15th, 2012 by J Menezes

Sempre que viajo, faço o máximo para dar uma olhada nos alimentos locais. Dou uma pesquisada na internet, vejo os menus e sempre acho alguma coisa intrigante. Não faz muito tempo, estávamos na costa californiana e encontrei um menu de um restaurante vegetariano servindo uma refeição de seis etapas chamada de jantar vegetariano dos oceanos. Ele incluía: diversas variedades de algas. Tenho de confessar que acabei comendo algo menos aventureiro, mas fiquei pensando, por que não vemos mais vegetais do mar nos menus, pelo menos em cidades praianas onde é fácil colhe-los.

Chamá-los de vegetais não está correto pois eles são tecnicamente algas e a maioria delas não é considerada planta. Mas como comemos como se fosse, seu perfil nutricional é normalmente comparado com suas companheiras terrestres e se saem muito bem!

Como os oceanos são depósitos de minerais, as algas absorvem um espectro impressionante: cálcio, ferro,magnésio, cobre, iodo e zinco. Elas também são uma das poucas fontes “vegetais” de vitamina B12 o que é uma vantagem para vegetarianos que sofrem um pouco para conseguir. E como as algas vivem próximas a superfície, expostas a radiação ultravioleta, elas produzem bastante antioxidantes também.

Para muitas pessoas, a única alga que conhecem é a “fita isolante” que fica ao redor do sushi. Mas as chances é que você está comendo muito mais produtos derivados de algas do que pensa, mesmo que sushi não esteja presente em sua dieta. Devido a suas propriedades de armazenar água, alguns dos carboidratos naturais encontrados nas algas, como a carragena, agar ou alginato, são usados para engrossar todo tipo de alimento. Esses carboidratos pouco usuais são colocados ao leite de soja, achocolatados, sorvetes, iogurtes, sopas e molhos para salada dando uma melhor textura. No entanto podem contribuir com fibra solúvel para sua dieta também.

Se você quer adicionar um pouco de alga em sua dieta, não é algo fácil de encontrar no seu restaurante local. Os asiáticos provavelmente são os melhores para procurar. Além daquelas algas comuns que envolvem os sushi, existem flocos de alga seca que são usados em vários pratos e você pode até encontrar algas frescas, normalmente adicionadas em sopas ou fritas com molho de soja. Se você tem uma loja asiática perto de você, você provavelmente ira encontrar a variedade seca e, e tiver sorte (e gostar de aventura), encontrará alga seca também.

Eu encontrei wakame seca, um tipo de kelp, na minha loja local de alimentos naturais. As instruções diziam: não cozinhe, simplesmente coloque na água. Então eu coloquei um pouco na minha sopa asiática. Ficou muito bom e engrossou um pouco o caldo. No final, coloquei um pouco de camarão, para evitar que meu marido ficasse reclamando sobre o que tinha na sopa. Eu disse a ele, honestamente, frutos do mar!

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