A Nutrição Essencial dos Ácidos Graxos Omega 3

janeiro 11th, 2012 by J Menezes

Entendendo os Ácidos Graxos Omega 3 e a importância do EPA e DHA

Os óleos Ômega-3 são considerados ácidos graxos essenciais. eles são chamados essenciais porque, como as vitaminas e minerais, o corpo não pode fabricar mas necessita deles diariamente. Por essa razão, os ácidos graxos Omega 3 devem obrigatoriamente ser obtidos dos alimentos. Os ácidos graxos Ômega-3 são encontrados em peixes, como o salmão, atum e sardinha e outras vidas marinhas como o Krill, além de certas plantas e castanhas.

Os ácidos graxos Ômega-3 contém óleos específicos como o EPA e DHA. O EPA e o DHA funcionam como antioxidantes solúveis em gordura, precursores de importantes moléculas e como tijolos na construção de tecidos importantes como o cérebro e o sistema nervoso.

A Importância dos Ácidos Graxos Ômega-3

Todas as células de nosso corpo são circundadas por uma membrana composta de gordura. A membrana celular funciona como uma parede protetora ao redor dos componentes funcionais da célula (núcleo, mitocôndrias e ribosomas) e controla o fluxo de substâncias dentro e fora, incluindo entrada de nutrientes e saída de dejetos. Se nossas membranas celulares não estão saudáveis, então nossas células não funcionam bem e nossa saúde geral sofre.

Células sem uma membrana saudável perdem a capacidade de conter água e nutrientes vitais. Elas também perdem a habilidade de se comunicar com outras células. Os pesquisadores acreditam que a perda comunicação célula a célula é um dos eventos fisiológicos que pode levar ao crescimento de tumores cancerosos. Como as membranas celulares são formadas de gordura, sua integridade e fluidez é determinada em grande parte pelo tipo de gordura que comemos. Lembre-se que as gorduras saturadas são sólidas a temperatura ambiente, enquanto os ácidos graxos Ômega-3 são líquidos. Dietas contendo grandes quantidades de gordura saturada ou gordura trans produzem membranas celulares que são rígidas e deficientes em fluidez. Por outro lado, dietas ricas em Ômega-3 produzem membranas celulares com alto grau de fluidez e funcionalidade.

Ômega-3 e Saúde Cardiovascular Total

Os óleos Ômega-3 como o EPA e DHA são incrivelmente importantes em suportar uma ótima saúde cardiovascular. As pesquisas têm demonstrado que os ácidos graxos antioxidantes oferecem os seguintes benefícios:

– Diminuição dos riscos de arritmias que podem levar a morte súbita por ataques cardíacos

– Diminuição dos níveis de triglicerídeos

– Diminuição do crescimento de placas ateroescleróticas

– Diminuição da pressão sanguínea

No nível celular no sistema cardiovascular, o EPA e o DHA ajudam a manter a fluidez das membranas celulares, o que, por sua vez, ajuda a manter a elasticidade dos vasos sanguíneos. EPA e DHA também protegem as células da oxidação pelos radicais livres sob condições de estresse.

 

Comentários

Comentar

;
;