Antioxidantes

dezembro 21st, 2011 by J Menezes

Os antioxidantes têm a alcunha de poder ser os suplementos nutricionais mais poderosos disponíveis para nós enquanto são também os mais anunciados. É possível ir a um supermercado e ver anúncios de antioxidantes no rótulo de produtos que vão desde o suco ou chá até balas e cereais para café da manhã. Mas você realmente sabe o que é um antioxidante e o que ele faz? Os alimentos produzidos com antioxidantes são realmente saudáveis ou é mero marketing?

 

O que são antioxidantes?

Antioxidantes são moléculas que emparelham seus próprios elétrons com os radicais livres, que não possuem elétrons emparelhados e podem danificar as estruturas celulares. Esse emparelhamento feito pelos antioxidantes os neutraliza. A oxidação em seu corpo é como em outros tipos de oxidação. O óleo se torna rançoso e o ferro enferruja devido a esse processo. Para um exemplo rápido de oxidação e efeito dos antioxidantes, tente o seguinte: corte uma maçã em duas partes. coloque gotas de limão em uma metade e espere 5 minutos. você perceberá, como já deve ter visto antes, que uma das metades irá ficar marrom. A metade coberta com suco de limão, no entanto, não fica marrom tão rápido. É assim que os antioxidantes funcionam em nosso corpo.

Antioxidantes para Prevenção

Os antioxidantes são considerados agentes preventivos para envelhecimento, câncer, diabetes, saúde cardiovascular e Mal de Alzheimer. Os estudos mostram que a ingestão de antioxidantes é associada a aumentos nos níveis de colesterol bom (HDL) e baixam a pressão sanguínea. Esses são componentes críticos da saúde cardiovascular e síndrome metabólica. Um estudo da Universidade da Flórida verificou que a suplementação com antioxidantes efetivamente reduz os danos vasculares causados pela obesidade e diabetes. Outro estudo, da Universidade de Oxford, mostrou que a função cognitiva é maior para indivíduos que consomem níveis aumentados de antioxidantes.

Todas as fontes são iguais?

Devido a muitos estudos confirmando os benefícios dos antioxidantes, muitos produtores de alimentos têm colocados chamadas em seus rótulos envolvendo saúde e longevidade que podem ser atribuído a seus produtos. Nem todos esses produtos são tão benéficos quanto dizem. Suplementos nutricionais contendo antioxidantes são uma forma fantástica de aumentar sua ingestão dessas substâncias. Beber um refrigerante ou comer uma massa que diz em seu rótulo que contém antioxidantes não é uma forma efetiva de ter seus benefícios. A melhor forma de receber os benefícios é comer frutas e vegetais frescos.

Alimentos com Antioxidantes

Esses são os melhores alimentos para comer e os antioxidantes que eles contém:

Cenouras e vegetais folhosos verdes: Carotenóides

Bagas: Antocianinas

Maçã, Frutas Cítricas e Chá: Flavanóides

Óleos vegetais, nuts e abacate: Tocoferóis

Vinho tinto e uvas: resveratrol

Chocolate Amargo: Epicatequina

Chá verde, Canela e Cúrcuma: Catequinas

Frutas cítricas e morangos: Vitamina C

Brocolis e Couve de Bruxelas: Indóis

Dosagem recomendada:

Vitamina E: 800-1000 IU /dia

Vitamina C: 1000-2000 mg /dia

Zinco: 15-30 mg /dia

Selênio: 200 mcg /dia

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