Seção de Frutas, Verduras e… Batata Frita?!

novembro 15th, 2011 by J Menezes

Há um negócio engraçado acontecendo na sessão de hortifruti do meu supermercado local. Lá, perto das maçãs, estão os frascos com molho de caramelo. Perto dos morangos, as barras de chocolate. Ao lado das laranjas está o molho de queijo e um grande display de batata chips junto com os abacates. Parece que há uma guerra, com as comidas empacotadas lutando contra os alimentos naturais, em uma área que antes era reservada para alimentos saudáveis, frutas frescas e vegetais.

É compreensível que os produtores de alimentos empacotados queiram que seus produtos venha para a sessão de alimentos naturais. Por uma razão: a maioria dos vendedores coloca os alimentos naturais perto da entrada, então é a primeira coisa que os compradores vêem quando entram. Os clientes também dizem que a qualidade dos produtos frescos é um dos fatores decisivos em decidir que supermercado vão  e a forma do display mostra o frescor das frutas e verduras. Para a maioria das pessoas, frescor sugere saúde.

Claro que frutas e vegetais são bons para você. E eles merecem o rótulo de saudáveis. Mas há alimentos que usam esse rótulo, mesmo não devendo. Alimentos que soam mais saudáveis do que o que realmente são como barras de cereais (muito carboidrato refinado e açúcar) ou certos iogurtes (aqueles bem coloridos em tubos plásticos). Mas aqui nós estamos falando de alimentos que nem soam saudáveis como molho de caramelo, queijo processado e batata frita. Eles acabam ganhando o rótulo saudável somente por estarem perto dos alimentos que realmente o são. É como se fossem saudáveis por associação.

E isso parece estar afetando os clientes. Lojas estão encontrando consumidores que acham que qualquer coisa da sessão de hortifruti é fresco e de alta qualidade, mesmo que seja empacotado. E isso faz com que empresas de alimentos queiram seus produtos lá. A maioria dos supermercados irá coloca molhos gelados para salada próximos ao alface e você irá até encontrar produtos vegetarianos como tofu nessa sessão também. Isso parece lógico, os molhos têm que permanecer resfriados e os produtos vegetarianos são a base de vegetais, mas quando você vê um pote de molho de caramelo ao lado da gôndola com maçãs… É um impulso de compra esperando para acontecer.

E é exatamente isso que os donos querem que você faça. A compra por impulso tem um grande impacto nas vendas e as calorias um grande impacto em você. Não é por acaso que os derivados de leite estão no fundo do supermercado, nós ficamos sem esse tipo de produto mais vezes do que outros e acabamos pegando “coisas” no nosso caminho até encontrarmos o leite. E quem nunca caiu na compra por impulso das balas no caixa do supermercado?

Clientes espertos devem saber as regras para compras saudáveis: compre no perímetro dos alimentos saudáveis, não vá as compras com fome, faça uma lista e fique focado nela para evitar compras por impulso. Agora que temos produtos artificiais na sessão de frutas e verduras, devemos ter outra regra: não assuma que tudo que está na sessão de frutas e verduras é bom para você.

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