O Pacote Diz Médio, mas as Calorias são Muitas

novembro 8th, 2011 by J Menezes

Eu raramente como quando vou ao cinema, mas quando fomos no fim de semana passado, meu marido estava afim de pipoca. Nós pedimos um saco para compartilhar, escolhemos o tamanho médio simplesmente porque o pequeno era pouco e o grande, muito. Então, quando o atendente nos entregou aquele pacote de pipoca enorme, suficiente para umas seis pessoas, comecei a pensar. Se o pessoal do cinema está decidindo o tamanho dos pacotes de pipoca, nós devemos aceitar essas dimensões? Nós dizemos a nós mesmos que médio significa moderado? Nos enganamos e comemos a metade mesmo quando claramente é uma porção gigante?

Parece, que na maioria dos casos, é exatamente o que acontece. Em um estudo publicado nesse ano no Journal of Consumer Research* foi notado que a maioria das pessoas tem dificuldade em estimar o volume de um alimento em particular apenas olhando ou, mesmo ficando cheio depois de ingerir tudo. Então é muito mais fácil confiar no julgamento de outra pessoa, nesse caso, o tamanho do saco de pipoca médio. Esse efeito “rótulo” pode levar a comilança sem culpa onde comemos grandes quantidades porque acreditamos no rotulo dizendo que estamos comendo menos.

Esse é um problema real. Quando falamos a respeito de comida, muito de nós tem um combate interno em andamento. Nós queremos acreditar que estamos comendo menos, porque isso mostra que cuidamos de nossa saúde e de nosso peso. Mas ao mesmo tempo, nós queremos comer muito, pela simples razão de que é divertido e prazeroso. É por isso que o rotulo ajuda a eliminar esse conflito.

Não existem padrões para o que é rotulado como pequeno, médio ou grande. Isso fica totalmente a cargo do vendedor. O que era originalmente tamanho normal para batatas fritas em um rede de fast food, é agora infantil e o que era gigante passou a ser apenas, grande. As bebidas também podem variar muito de lugar para lugar. O refrigerante grande pode ter entre 500 e 700ml.

Isso acontece de forma similar com roupas femininas. Nos EUA, os tamanhos das roupas não são padronizados e nós acabamos com algo chamado tamanho da vaidade. Muitas são rotuladas menores do que são de verdade o que faz com que as mulheres achem que são menores do que realmente são.

Então, o que é um nome? Não muito, parece. O tamanho da porção importa, claro, mas não podemos depender apenas de um rotulo de tamanho que não diz o tamanho real da ração. E não chegaremos a lugar nenhum enquanto os rótulos nos convencerem que não estamos comendo demais.

*Aydingolu NZ and Krishna A.  J Consumer Res. 37:1097, 2011.

Susan Bowerman
Diretora Assistente do Centro de Nutrição Humana da UCLA (Universidade da California em Los Angeles) e Consultora da Herbalife International

Comentários

Comentar

;
;