Lições do Homem Mais Rico que já Existiu

novembro 7th, 2011 by Henrique Autran

Warren Buffet comanda U$ 62 bilhões .  Carlos Slim administra uma Fortuna de U$ 60 Bilhões e Bill Gates vale 58 bilhões de dólares. Ainda assim, se as contas do antigo rei Salomão fossem calculadas, sua riqueza alcançaria a quantia do homem mais rico da atualidade, chegando a 1 trilhão de dólares!

Em “O homem mais rico que já existiu”, o autor Steven K. Scott se aprofunda nas escrituras do Rei Salomão para encontrar lições do homem mais rico da História da Humanidade. As observações de Scott são a base para essa lição.

O Rei Salomão assumiu o trono de Israel por volta de 974 a.C. quando ele tinha somente 20 anos de idade. De acordo com o Antigo Testamento, Deus apareceu a Salomão e lhe garantiu o direito a um desejo. Salomão, preocupado com sua inexperiência e habilidade para governar, pediu sabedoria para que ele pudesse liderar de forma justa o povo de Israel. Deus ficou tão impressionado com seu pedido altruísta que Ele decidiu abençoá-lo, não somente com sabedoria, mas também com riqueza. Deus prometeu conceder a Salomão mais riqueza e honra do que qualquer rei anterior a ele ou que pudesse vir depois dele. O que foi prometido foi concedido. A sabedoria, riqueza e sucesso de Salomão cresciam além da imaginação. Suas reservas de ouro, terras, gado, e palácio real eram imensos. Soberanos de nações em todo o mundo procuravam seus sábios conselhos. Durante sua vida, Salomão escreveu o livro “Provérbios” da Bíblia. Sobrevivendo, de geração em geração, suas escrituras tem influenciado o mundo por milhares de anos.

As conseqüências de não ser diligente

1. Você será governado.

“As mãos diligentes governarão, mas os preguiçosos acabarão escravos”. (PV 12:14)

Ninguém gosta de viver uma vida sem controle e nós desprezamos receber ordens na frente de outras pessoas. Mas, se formos preguiçosos, nosso trabalho será imposto por alguma outra pessoa. Este princípio pode ser notado mais claramente no campo financeiro. Preguiça com as finanças nos leva ao débito, e quando estamos em débito não controlamos nosso dinheiro. Ao invés de aproveitarmos nossa renda, nós somos forçados a usá-la para pagar nossa dívida.

2. Você irá cavar, mas encontrará pouca realização.

“O preguiçoso deseja, mas nada consegue”. (PV 13:4)

Infelizmente, para aqueles que não são diligentes, suas vidas são definidas muito mais pelos desejos do que por realizações. Sem disciplina para levar a vida dos seus sonhos, eles acabam com desejos vazios.

3. Te faltará conhecimento.

“Quem lavra sua terra terá comida com fartura, mas quem persegue fantasias se fartará de misérias”. (PV 28:19)

Hoje, canais de TV são cheios de pessoas que garantem riqueza sem trabalho. Eles prometem que você pode comprar bens sem dinheiro, ganhar milhares de dólares em ações sem um centavo poupado, etc. Salomão previne que esses que caçam fama repentina ou esquemas do tipo “enriqueça rápido” demonstram somente sua ignorância. Indivíduos que trabalham com entusiasmo colhem as recompensas do seu esforço. Aqueles que tentam trapacear o sistema para conseguir riqueza são os que de fato estão perdendo as vantagens.

Passos para trazer diligência para sua vida

Ser realmente diligente toma tempo e requer tornar um hábito a aplicação da diligência diariamente em importantes áreas da vida. Entretanto, você não precisa esperar anos para começar a empregar diligência em seus esforços. Salomão nos deu três passos para que possamos rapidamente trazer diligência para nossas carreiras, casamentos ou nossas relações familiares.

1. Acorde para a realidade.

“Até quando você vai ficar deitado, preguiçoso? Quando se levantará do seu sono?… a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante e sua necessidade lhe sobrevirá como um homem armado”. (PV 6:9-11)

Nós pensamos que temos mais tempo do que realmente temos para alcançar nossas metas pessoais e profissionais. Então, nós procrastinamos o que sabemos que devemos fazer. Dias de inatividade somados resultam em semanas improdutivas. Semanas improdutivas resultam em meses insignificantes. Meses e meses de letargia tornam-se anos desperdiçados e anos desperdiçados são os produtos infrutíferos de uma vida cheia de pesar e arrependimento.

A vida tem mais a oferecer do que noites vazias surfando na internet ou reclinando-se no sofá assistindo ESPN ou E!. Faça de cada dia sua obra-prima. Dê uma chance a seus sonhos dando os passos para ter a vida que você imaginou.

2. Defina sua visão.

“Sem uma revelação, o povo se desvia”. (PV 29:18)

Quando não temos visão, nós perdemos a direção, motivação, alegria, paixão, energia, criatividade e compromisso. Felizmente, o contrário desse provérbio é também verdade. Sempre que você introduz visão real em qualquer área de sua vida, você ganha nova energia. Visões faíscam a ação e abastecem a iniciativa.

3. Associe-se efetivamente a outros.

“Um homem que se isola busca interesses egoístas e se rebela contra a sensatez”. (PV 18:1)

No mundo interconectado de hoje, a máxima posição da liderança não tem lugar para soldados solitários. Líderes sábios diligentemente desenvolvem um time de talentos e uma rede de amigos e parceiros. Fazendo isso, tornam-se ricos em capital social. Como eu escrevi em “As 17 Leis do Trabalho em Equipe”: “Um é um número muito pequeno para atingir grandeza”.

Comentários

Comentar

;
;